Sociedade Literária de Guernsey, quero me candidatar!
- Bruna Kuchenbecker
- 11 de set. de 2018
- 2 min de leitura
A Sociedade Literária e a Torta de casca de batata é um livro considerado um romance epistolar, ou seja, uma obra em que o autor fez uso de uma técnica literária que consiste em desenvolver o enredo principalmente por meio de cartas.
Escrito pela bibliotecária e livreira que estreou na literatura com mais de 70 anos, Mary Ann Shafer, com apoio da sobrinha, Annie Barrows, o livro é uma celebração da vida através da literatura! A história é encenada no Canal da Mancha (um braço de mar que faz parte do oceano Atlântico e que separa a ilha da Grã-Bretanha do norte da França), após Segunda Guerra Mundial. Juliet Ashton é uma escritora em Londres (1946) que necessita publicar mais um livro, mas que se frusta ao não obter inspiração até receber uma carta de um fazendeiro contando como um clube literário foi formado em meio ao caos da guerra. Tudo começou quando os alemães invadiram o Canal da Mancha e tomaram todos os porcos da população para servir de alimento apenas para os soldados, deixando para eles apenas sacos de batatas. Um dia, Elizabeth convida Dawsey, Isola e Eben até a casa de Amelia sem dizer o motivo, lá eles descobrem que Amelia conseguiu esconder um porco dos alemães e eles celebram se alimentando do animal. Ao voltarem para suas devidas casas, são surpreendidos por alguns alemães que os questionam por terem ultrapassado o toque de recolher, pensando rápido ao olhar para um livro em uma bolsa, Elizabeth diz que eles possuem um clube de livro, o alemão questiona o nome e ela afirma dizendo: "Sociedade Literária de Guernsey e a Torta de casca de batata".
Para manterem firme a palavra eles vão atrás de livros (esse é o grande ponto de destaque, pois eles realmente se interessam pela literatura!) e é aí que Dawsey encontra um que consta o nome e endereço de Juliet, começando a enviar cartas. Juliet fica curiosa e decidi ir pessoalmente até Guernesey conhecer a sociedade! Lá ela se encanta pela história de cada um durante a guerra e decide escrever sobre eles.
Pretendo muito ler o livro, mas apenas com o filme a mensagem é bela! A leitura é algo saudável e mágico! A literatura pode mudar nossas vidas, mesmo em momentos de caos! E uma história pode nos mudar e moldar. Finalizo com a frase que mais me marcou: "Se os livros têm esse poder de aproximar as pessoas, que ele continue fazendo essa magia."
Comments