"Bom Sucesso": a literatura na novela!
- Bruna Kuchenbecker
- 10 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
OBSERVAÇÃO: foto retirada do @globoplay
Olá, leitores! 📚
Hoje o post é sobre a literatura na televisão, especificamente sobre a novela "Bom Sucesso" que terminou dia 24/01.
Resumidamente, o enredo da novela é sobre uma mulher chamada Paloma da Silva, mãe solteira, batalhadora e moradora do subúrbio, que tem a vida virada ao avesso quando seu exame é trocado com o de outro paciente, Alberto Prado Monteiro, dono de uma editora e empresário do mercado literário. Dessa forma, ela decide viver intensamente e determinada a conhecer o homem de quem pegou o exame, cuja doença é terminal.
Para além disso, o grande destaque da novela é a literatura! Durante a novela, vários trechos de livros se interligam ao enredo por meio de mensagens que fazem referências aos personagens e que mostram ao telespectador uma nova visão sobre a literatura. Várias referências de obras brasileiras e portuguesas ganharam "vida" na imaginação de Paloma, que fantasiava dentro dos clássicos. Alguns livros mencionados: Don Quixote, Alice no país das maravilhas, Peter Pan, A letra escarlate, O primo Basílio, Um conto de natal, Mulherzinhas, entre MUITOS outros. E fique sabendo que a procura por esses livros, principalmente os clássicos, subiram com a novela!
A novela tratou com sensibilidade o fim da vida, por meio de grandes e emocionantes cenas entre Alberto e sua neta Sofia. O que teve destaque também, em minha opinião como telespectadora, foi a mocinha nada clichê. Paloma tem personalidade, carisma, gera identificação com o público e foge do convencional ou de ser uma princesa que espera por um príncipe encantado.
Há muitos pontos positivos na novela, principalmente no que se refere a evolução de alguns personagens, como Waguinho e sua ressocialização.
A cena do vídeo é de arrepiar qualquer amante dos livros, afinal Alberto e seus colegas, de maneira simbólica, mostraram que a arte resiste a qualquer tentativa de destruição.
Uma novela para ver e rever, para se emocionar e dar uma oportunidade para a literatura! E se você não acompanhou a novela, fique tranquilo (a), pois ela está disponível no GloboPlay.
Comments