top of page

Sierra Burgess é realmente uma loser?

  • Foto do escritor: Bruna Kuchenbecker
    Bruna Kuchenbecker
  • 16 de set. de 2018
  • 3 min de leitura

Olá, leitores! Recentemente, a Netflix lançou mais um filme "adolescente clichê" para que possamos nos desfrutar das peripécias das personagens.

Resumidamente e sem muitos spoilers, o filme é sobre uma adolescente, Sierra, que foge dos "padrões" que uma garota do ensino médio "deveria" ter. Sierra começa a trocar mensagens com o capitão do time de futebol, pois a garota mais popular do colégio passou seu número com o intuito de prejudicá-la. O garoto, por outro lado, troca mensagens com Sierra pensando ser Veronica, desse modo Sierra decide continuar com a mentira do que contar quem realmente é.

Bom... É tudo muito clichê mesmo. A garota mais popular é loira, dos olhos azuis e líder de torcida, a garota "diferente" é mais acima do peso, não é nenhuma fashionista e é integrante da banda do colégio junto com seu melhor amigo gay. Entretanto, o que me surpreendeu foi o garoto. Apesar de ser o capitão do time, ele também foge dos "padrões" que esse tipo de personagem tem nos filmes, geralmente um tanto quanto europeizada e mais babaca. Neste filme, o crush boy é engraçado e possui amigos nerds.

Mas o ponto mais importante desse filme, ao meu ver, é o que tem por detrás das aparências de cada personagem, especificamente da de Sierra e Veronica.

  1. Sierra: Sua mãe é autora de um livro de autoajuda, especificamente sobre se sentir bem consigo mesmo, isso faz com que Sierra todos os dias se olhe no espelho e diga a si mesma que é linda e incrível. Porém no decorrer do filme eu pude perceber que durante todo esse tempo em frente ao espelho ela estava se enganando, pois no fundo não se sentia realmente assim. O que levou ela a continuar trocando mensagens, mesmo o garoto tendo outra visão de quem digitava do outro lado da tela.

  2. Veronica: A típica mean girl que já cruzou o nosso caminho ou que nós já fomos no passado. A primeira visão que eu tive dela foi "que nojo de garota", pois ela estava sempre tirando sarro dos que são diferentes dela, principalmente de Sierra, insultando-a por seu peso. Mas com o passar do filme podemos perceber que havia um motivo para aquela personalidade passiva-agressiva (nada justifica a prática de bullying, insulto ou ofensas! mas eu pude compreender). Sua mãe foi largada pelo pai, tornando-a desleixada consigo mesmo e exigente quanto a aparência física da filha, justificando que ser bonita faz com que alcancemos mais coisas do que os outros. Veronica diz para Sierra mais ou menos o seguinte: "Você acredita ser tão difícil ser você, mas já parou para pensar que é muito mais difícil ser eu?", ou seja, é mais difícil ser a "diferente" que passa despercebida aos olhos do colégio ou é mais difícil ser aquela que todos os olhos do colégio estão prestando atenção e que qualquer piso em falso pode vir a "destruir" a visão pré-formulada que todos têm de si?

Finalizo dizendo que não defendo ninguém nesse filme, pois Sierra agiu errado ao mentir para o garoto e Veronica agiu errado ao insultar Sierra quando desde o início poderia ter tido uma conversa franca e esclarecedora com sua mãe. Então, acredito que podemos tirar um aprendizado de tudo que assistimos. Assista ao filme e depois venha me contar o que achou!

Comentarios


Fique por dentro de todo o conteúdo!

  • Preto Ícone Instagram

© 2018 por Escrevendo Um Livro. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page