Meu tataravô também era escritor?
- Bruna Kuchenbecker
- 30 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
Karl Reinhold Luiz Kuchenbecker, também conhecido por Luiz Kuchenbecker ou pelo pseudônimo de Elka Alvinópolis, nasceu a 1 de junho de 1897 em Brandenburg, na Prússia Oriental. Frequentou a “Löbenichtsche Oberrealschule” em Königsberg. Com 17 anos, alistou-se no exército como voluntário, tendo vindo a participar da Primeira Grande Guerra. Ao final da guerra, assumiu a função de inspector das propriedades do pai. Tornou-se também proprietário na Masúria. Seu retrato encontra-se no “Abstimmungsmuseum”, sediado no Palácio Allenstein.
Casou-se com Ella Grau em 1 de setembro de 1922, com quem acabou tendo cinco filhos: Paul, Christine, Carl, Luiz e Ernst. Logo em seguida, ainda em setembro, acossado pela inflação galopante na Alemanha, que lhe aniquilou a fortuna, emigrou para o Brasil.
Chegou ao Rio de Janeiro no dia 22 de outubro de 1922, a bordo do navio “Rugia”, proveniente de Hamburg. Em 1924, assumiu a administração da Fazenda “Vigia” em Burnier no Estado de Minas Gerais. Também foi administrador da Fazenda “Taveira” em Ouro Preto.
A partir de 1932, obteve a concessão da exploração do restaurante da estação ferroviária de Burnier e também adquiriu um hotel. Em 1934, acompanhou o Ministro Plenipotenciário alemão Dr. Schmidt-Elskop numa viagem de 14 dias por Minas Gerais. Em 1937, organizou a Exposição Regional Agrícola na cidade de Teófilo Ottoni, elogiada pelo governador Benedicto Valladares. Recebeu do presidente alemão von Hindenburg a “Cruz do Mérito da Cruz Vermelha” pelos serviços em prol da “germanidade”.
Em artigo publicado no jornal Deutsche Nachrichten, de 26.08. 1954, intitulado “Zu Besuch bei Luiz Kuchencker”, C. B. Ebner mostra-se encantado com a casa do escritor, rodeada de jardim florido à alemã, que a distingue das demais. Possui, segundo o articulista, uma vasta biblioteca e participa-lhe o escritor sua intenção de fundar o Instituto “Baron von Eschwege”, onde deverá depositar todo o imenso material colhido e escrito sobre a imigração alemã no Brasil.
Vocês podem ler alguns de seus escritos traduzidos em: http://www.martiusstaden.org.br/conteudo/detalhe/119/luiz-kuchenbecker-1897-1969
Comments