top of page
  • Foto do escritorBruna Kuchenbecker

Resenha: Um Caminho Para A Liberdade



Livro: Um caminho para a liberdade Autora: @jojomoyes Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐ Alice envergonhou sua família, assim seus pais decidiram que manteriam ela apenas dentro de casa. Mas quando um jovem americano aparece no festival de primavera, a moça britânica vê uma oportunidade para mudar de vida e descobrir novos mundos, o que ela não sabia era que estava trocando uma prisão domiciliar por outra e que a única maneira de ter um casamento no mínimo próspero era se manter calada, afinal suas opiniões pouco importavam para o marido ou para o sogro. Sua esperança renasce quando, durante uma reunião do condado de Kentucky, ela se voluntaria para uma biblioteca itinerante. Margery é uma mulher livre que ama cavalgar pelas montanhas distribuindo livros nas regiões mais remotas, mas que sofre com traumas de sua infância repleta de violência. Porém tudo isso a fez procurar refúgios dentro dos livros. Além disso, ela acaba descobrindo algumas coisas sobre a mina Hoffmann gerando um pouco de confusão com alguns homens importantes da cidade.  Izzy é filha da Sra. Brady, uma das organizadoras, que tentar superar seus medos se aventurando como uma bibliotecária. Sophia é uma jovem negra, cuja família foi a grande responsável por encaminhar Margery para o mundo dos livros, e que foi chamada por esta para se encarregar da organização dos livros da biblioteca itinerante. Mas deve ser mantida escondida dos moradores da cidade, afinal os negros tinham suas próprias bibliotecas, não era bem visto que ela trabalhasse numa biblioteca de brancos. Beth é a única mulher em meio a vários irmãos, e está sempre com o humor sarcástico. Juntas, todas elas embarcam em uma aventura para levar a leitura e a educação cavalgando para as regiões mais remotas dessa cidade rural que ainda se recupera da Grande Depressão. 💬 De todos os livros da autora, essa é a obra mais política.

💬 A história se passa em 1937. 💬 Margery O'Hare é a personagem que eu mais gostei e que eu adoraria ter como amiga na vida real. Uma mulher livre e feminista que foge do que a sociedade impõe, mais especificamente, do que os homens impõe sobre as mulheres. 💬 Alice foi a personagem que mais me surpreendeu, tinha tudo para ser a mocinha ingênua e boba, mas se superou durante a narrativa em vários aspectos. 💬 Sr. Van Cleve é o personagem que me passou raiva, machista e controlador!  💬 Izzy e Beth não são tão exploradas no livro, mas são essenciais para a narrativa.  💬 O livro é baseado em eventos reais, porém não houve nenhuma continuidade nem outro projeto semelhante criado como os das bibliotecárias.


Quotes:


"E eis então a pura verdade, para ela e todas as outras mulheres por ali: não importa quão inteligente você seja, quão esperta, quão independente - pode sempre ser superada por um homem idiota com uma arma."


"Mas a Srta. Sophia e a mãe estimularam em Margery um amor pela leitura que, muitas noites, a levara para bem longe da escuridão e da violência de casa."


"Viraram poeira os murmúrios do meu amor

E todos os beijos apaixonados perderam a cor

Ele ficará no meu coração embora esteja distante

E transformei meu carinho em uma estrela brilhante."


"Mas existem livros bons e existem livros que plantam ideias erradas, que espalham mentiras e pensamentos impuros. Livros que podem, se não forem bem controlados, causar divisões na sociedade. E temo que talvez tenhamos sido indulgentes ao deixarmos tais livros correrem por nossa comunidade sem exercer vigilância suficiente para proteger as mentes mais jovens e vulneráveis."


"Nós, mulheres, enfrentamos desafios surpreendentes quando escolhemos sair do que são considerados os nossos limites habituais."


"Não há nada mais perigoso que uma mulher livre."

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page