Literatura regional: Cidade Sombria
- Bruna Kuchenbecker
- 21 de jun. de 2019
- 1 min de leitura
Olá, leitores! 📚
Vamos de mais uma #resenhasbrunak?
Descobri um gênero literário novo!
Há algum tempo, logo quando entrei na universidade, eu escutei muito sobre o livro Cidade Sombria em trabalhos e namorei muito ele de longe... Até o dia em que descobri que ele estava disponível na biblioteca da Letras!
Quando iniciei a leitura fui extremamente confiante de que seria um livro de suspense, mas logo no prefácio fui surpreendida ao ser apresentada ao gênero Noir!
"O Noir surgiu no mundo cinematográfico e predomina elementos como heróis cínicos, tramas intricadas, flashbacks, atitudes existencialistas, visão pessimista e cética do mundo. Há uma ambientação urbana e noturna, tramas policiais (protagonizadas por jornalistas, pessoas comuns ou detetives, levados a cometer crimes e normalmente envolvidos com uma mulher sensual)." "Já a literatura Noir se caracteriza por misturar terror, mistério e elementos policiais."
Cidade Sombria é um projeto idealizado pelo jornalista, roteirista e professor universitário Adérito Schneider (@aderitoschneider). E olha só o curioso: Todos os 28 contos (escritos por 23 homens e 5 mulheres) se passam em Goiânia e/ou na UFG! E minha professora, Eugênia Fraietta (@eugeniafraietta), é uma das autoras desse livro com o conto Esgoto, que foi um dos meus favoritos! E outro fato curioso é que a maioria dos autores são formados em História, Cinema/Audiovisual e Letras!
Meus contos favoritos desse livro foram:
• Igreja em cédulas
• O sonho de Kátia
• Esgoto
• Crimes quase perfeitos
• Urubus no céu de Goiânia às sete da manhã
🖤
Comments