Literatura feminista: Teoria King Kong!
- Bruna Kuchenbecker
- 5 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
"O feminismo é uma revolução [...] É uma aventura coletiva para as mulheres, para os homens e para os outros. Uma revolução em marcha. Uma visão de mundo. Uma escolha. Não se trata de opor as pequenas vantagens das mulheres às pequenas conquistas dos homens, mas de dinamitar tudo isso."
.
Livro: Teoria King Kong
Autora: Virgine Despentes
Nota: ⭐⭐⭐
.
Este é um livro que vai de assuntos polêmicos, como a prostituição, até assuntos como a tão sonhada liberdade das mulheres, mas é, sobretudo, um grito para todas as mulheres que não se enquadram.
A autora, Virgine Despentes, expõe sua intimidade: de prostituta e vítima de estupro à cineasta. Essa sua trajetória de vida e auto descobertas nós traz a consciência de romper com os esteriótipos e preconceitos vinculados a esses assuntos. É um livro de grande sucesso na França, afinal essa obra é um manifesto para um novo feminismo.
.
Quotes:
. - "Jamais uma sociedade exigiu tantas provas de submissão a uma ditadura estética. A refeminização parece uma desculpa após a perda das prerrogativas masculinas, um jeito de se tranquilizar tranquilizando os homens."
.
- "Sempre tivemos necessidade de nos virar sem a ajuda de ninguém. Fingir que homens e mulheres se entendiam melhor antes do anos 1970 é uma inverdade histórica. Nós só frequentávamos menos, só isso."
.
- " 'Tenham filhos, é incrível, vocês se sentiram mais mulheres e mais realizadas', mas tenham-nos em meio a uma sociedade desajustada, em que o trabalho assalariado é uma condição de sobrevivência social, embora não seja garantido para ninguém, sobretudo para as mulheres."
.
- "O capitalismo é uma religião igualitarista, no sentido de que nos submete a todos e leva cada um de nós a se sentir preso dentro de uma armadilha, assim como estão presas todas as mulheres."
.
- "King Kong, aqui, funciona como a metáfora de uma sexualidade que precede a distinção de gêneros."
.
Já leram algum livro sobre feminismo ou algum livro dessa autora? Conte-me nos comentários!
Comments