top of page
  • Foto do escritorBruna Kuchenbecker

O paraíso dos leitores no Brasil

Atualizado: 15 de jun. de 2020


Conhecer algumas bibliotecas incríveis é um sonho para muitos leitores e viajantes! Motivada por esse sonho, trago duas das mais belas bibliotecas presentes no Brasil, mais especificamente, no Rio de Janeiro.


A primeira imagem (retirada do Google) representa o Real Gabinete Português de Leitura, localizado no centro da cidade. Por sua beleza arquitetônica, juntamente com seu grande acervo, essa é uma instituição notável e de grande dignidade portuguesa no Brasil. No dia 14 de maio de 1837, um grupo composto por 43 emigrantes portugueses da cidade reuniram-se na casa do Dr. António José Coelho Lousada, na obsoleta rua Direita (atualmente rua Primeiro de Março) e resolveram criar uma biblioteca para ampliar os conhecimentos e fornecer oportunidades aos portugueses já residentes na capital do Império, a fim de ilustrar o seu espírito. As comemorações do tricentenário da morte de Camões (1880) foram o grande pretexto para motivar a continuação do projeto, desse modo o arquiteto escolhido foi o português Rafael da Silva Castro, com seu traço neomanuelino no intuito de evocar a epopeia camoniana. Então em 1900 o Gabinete transformou-se em biblioteca pública, ou seja, qual­quer um pode ter acesso aos livros. Essa biblioteca ainda conta com acervos raros, como a edição "prínceps" de " Os Lusíadas" que já pertenceu à Companhia de Jesus e o "Dicionário da Língua Tupy" de Gonçalves Dias, ademais centenas de cartas de escritores.


A segunda imagem (retirada do Google também) representa a Biblioteca Nacional, localizada também no centro da cidade. É uma das mais antigas instituições brasileiras, com cerca de 200 anos de história é considerada a maior da América Latina! Contém um acervo em torno de 9 milhões de itens, laboratórios de restauração e conservação de papel, oficina de encadernação, centro de microfilmagem, fotografia e digitalização (fatos que me deixaram ainda mais curiosa). Também é o órgão responsável pela realização da política governamental de captação, guarda, preservação e difusão da produção intelectual do país. Vale ressaltar que é mantido um serviço de intercâmbio com outras instituições para doações das duplicatas do acervo e transferência mútua de publicações da própria biblioteca e de outros órgãos oficiais brasileiros. Atualmente, são mais de 700 bibliotecas e instituições culturais associadas, tanto no Brasil quanto no exterior.


E então? Você já conheceu alguma biblioteca incrível? Ficou curioso (a) com as mencionadas? É um sonho de consumo para qualquer leitor, eu imagino! Para escritores isso é um paraíso!


13 visualizações1 comentário
bottom of page